sexta-feira, 15 de março de 2013

INTERVENÇÕES EM PSICOLOGIA ESCOLAR: Ressignificando as relações Institucionais


Trabalho apresentado á Professora Roseliane Marçal Pinto, do curso de Psicologia, da Faculdade da Amazônia, como requisito parcial de nota e aprimorar os conhecimentos em Estágio Básico III.

Acadêmicas: Andreza
                       Angela Maria Razzine Gonçalves
                       Ismariane Lauret
                       Juliana Moura Teixeira
                       Natalí Cintia dos Santos

 

 

INTERVENÇÕES EM PSICOLOGIA ESCOLAR: Ressignificando as relações Institucionais

Resumo – 3ª Série do Ensino Fundamental

Paula e Simone fazem parte dos colaboradores de uma instituição escolar, sendo que Paula tem 32 anos e possui graduação em Pedagogia e cuja sua responsabilidade é lecionar História, Português e Geografia. E Simone leciona apenas Matemática.

A rotina da sala de aula de Paula dá início 15 minutos após o intervalo, e era necessário a professora aguardar que os alunos trocassem de sala, pois cada sala é respectiva de uma matéria específica. É válido ressaltar que no momento em que os alunos retornavam à sala já havia conteúdo na lousa. Durante a realização das atividades, a professora observava individualmente o andamento das tarefas realizadas pelos alunos, e ao final ela corrigia as atividades.

A relação entre os alunos é considerado natural, pois existem os laços de amizade e também de desavenças.

Uma das maiores queixas de Paula, diz respeito à concentração dos alunos, principalmente quando chegam muitos eufóricos após o intervalo. Dessa forma, a professora passa a ter certa cobrança sobre os alunos, exigindo silêncio e permanência das crianças nas carteiras.

                                                

INTERVENÇÃO

- Propôr a permanência das técnicas de relaxamento com os alunos;

- Propôr mais criatividade com relação à metodologia de ensino e didática da professora. Exemplo: a forma do ensino com mais acessibilidade ao aluno, incluindo dinâmicas para uma melhor absorção do conteúdo. Assim como, áudio-visual, debates em sala, e etc.

- Propôr técnicas de reforçamento sobre os alunos, com o intuito motivacional. Exemplo: cartazes com desenhos de rostinhos felizes, estrelinhas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário